Blog

05/07/2019
Qual o impacto do vestibular na vida dos adolescentes?



Nesta segunda-feira começou o período de inscrições para o ENEM 2019, sendo este um momento importante para muitas pessoas, exigindo muita preparação e dedicação por parte dos estudantes. Mas vocês já se perguntaram como o vestibular pode impactar a vida dos adolescentes?

O vestibular além de ser uma situação estressora duradoura e de grande impacto, também pode ser caracterizado como um grande desafio ao desempenho e no modo como o adolescente se vê, sendo um ritual de passagem para o mundo adulto e do trabalho. Diante disso, esse é um momento da vida que está relacionado ao surgimento de estresse e psicopatologias como ansiedade e depressão, devido a grande pressão em que os jovens são submetidos.

O impacto social e emocional na vida dos estudantes podem ser devido ao medo do fracasso e de escolhas mal sucedidas, a disputa de vagas, pouco tempo de preparo, considerar que a não aprovação significa a perda de um ano de estudo, preocupações sobre seu futuro, autocobrança, pressão familiar, de amigos e da sociedade, além de outros fatores que também podem interferir na preparação para as provas.

A terapia pode auxiliar os estudantes a lidarem melhor com esta fase tão importante da vida, ajudando a organizar melhor a rotina de estudos, a lidar com as expectativas, com o estresse, com a procrastinação, além da ansiedade e as pressões que podem surgir diante do vestibular. Portanto, não deixe de procurar ajuda caso sinta que a preparação para o vestibular esteja sendo muito desgastante e difícil.


< voltar