Blog

14/05/2019
Você sabe estudar?



Quem nunca ouviu que para estudar basta sentar em uma cadeira e começar a ler ou fazer algum exercício, ou então que todos aprendem da mesma forma e que é só ter vontade. Mas vocês já pararam pra observar como se sentem quando precisam estudar ou como realizam seus estudos?

O processo de aprendizagem não é igual para todas as pessoas, sendo que algumas têm mais facilidades do que outras. Alguns temas podem ser mais fáceis e outros bem difíceis de se aprender. A forma como você costuma estudar também pode influenciar na sua aprendizagem.

A ansiedade é algo comum de se sentir quando é preciso estudar, mas algumas situações podem ser desconfortáveis o suficiente para atrapalhar esse estudo, por isso é importante identificar as situações que causam esse desconforto. Por exemplo, a autocobrança, as expectativas em relação a uma prova, ter que falar em voz alta ou apresentar na frente da turma pode ser algo desconfortável para algumas pessoas.

Outra coisa que costuma causar muito estresse e ansiedade é que com a proximidade das provas é comum os estudantes passarem horas seguidas ou virando noites estudando todo o conteúdo que irá cair. Uma maneira mais eficaz de lidar com isso é criar uma rotina de estudos e fragmentar o conteúdo a ser aprendido, distribuindo ao longo do tempo e ir estudando aos poucos.

Quanto ao hábito de estudo, é importante que se tenha um ambiente minimamente confortável, silencioso e organizado. Uma coisa simples que pode ser feita é colocar na mesa apenas o essencial e que será usado pra estudar. Também é importante identificar o que pode se tornar uma distração. Por exemplo, estar próximo do celular pode desviar sua atenção e o que seria apenas uma olhadinha na tela pode levar vários minutos ou te tirar dos estudos. Uma dica que pode ser um pouco difícil para algumas pessoas é deixar o celular no silencioso ou com a internet desligada ou então virado para baixo para que você não veja as notificações na tela.

E aí, você já sentiu dificuldades para estudar? Como é sua rotina? A terapia pode te ajudar a construir uma rotina de estudos mais eficaz e a lidar melhor com a ansiedade ou outros problemas que podem estar relacionadas ao seu estudo.


< voltar