Dúvidas Frequentes

Por muito tempo a psicoterapia foi considerada um tabu ou “coisa de maluco”, porém cada vez mais pessoas têm buscado por ajuda de um psicólogo para lidar com os mais diversos problemas e situações difíceis de se lidar sozinho.

A terapia vai muito além do tratamento de transtornos mentais como depressão e ansiedade, podendo ser muito útil para pessoas que estão passando por qualquer tipo de sofrimento ou dificuldade na vida, sem que haja necessariamente um transtorno diagnosticado. Ela também pode ser uma forma de desenvolver autoconhecimento, habilidades sociais, ajudar a alcançar metas, a se organizar e planejar atividades, a lidar melhor com as emoções, além de ser útil para o manejo do estresse ou para lidar com conflitos em relacionamentos por exemplo.

O psicólogo recebe uma longa formação para que aprenda a ouvir e acolher seus pacientes sem julgá-los, além de avaliar e elaborar um plano de tratamento para suas queixas. Assim, o profissional se baseia em teorias e estudos para lidar com os problemas apresentados pelo paciente da maneira mais adequada possível. Apesar disso, a terapia não é feita apenas de técnicas, sendo fundamental uma boa relação colaborativa entre o psicólogo e o paciente, que é a base para qualquer tratamento.

Resumindo, a terapia é para todos! Se você precisa de ajuda ou quer se conhecer melhor, procure por um psicólogo.
 
...
 
...
 
...