Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem clínica que se caracteriza por ser estruturada, focada no presente, direcionada para solução de problemas atuais, identificação e mudança de pensamentos e comportamentos disfuncionais para o cliente.

A terapia dentro dessa abordagem parte do princípio que a forma como interpretamos as situações, têm influência nas emoções que sentimos, em como nos comportamos e até mesmo nas nossas reações fisiológicas. Nesse sentido, uma mesma situação pode gerar reações diferentes para cada pessoa. Compreender as crenças que temos a respeito de nós, dos outros e do mundo tem um foco especial para a TCC.

Além disso, um ponto importante da TCC é o fato dela se preocupar em ser baseada em evidências. Isso significa que desde o seu surgimento ela tem se colocado a prova através de estudos científicos controlados a fim de avaliar sua eficácia para os mais diversos transtornos mentais e outras queixas sem diagnóstico. A Terapia Cognitivo-Comportamental é eficaz para o tratamento da depressão, dos diferentes quadros de ansiedade, para o manejo da raiva, abuso de substância, queixas sexuais, transtornos alimentares, além de outras questões relacionadas a saúde mental. A TCC também pode auxiliar com outros problemas como procrastinação, desenvolvimento de habilidades sociais, dificuldades em relacionamentos, problemas para dormir, auxiliar no tratamento de doenças crônicas e no manejo do estresse, além de também permitir desenvolver o autoconhecimento.

Apesar da TCC ser conhecida pelo uso de protocolos, a terapia é feita de maneira totalmente individualizada, levando em consideração as características e o contexto de vida de cada cliente. O plano de tratamento é constantemente revisado e atualizado de acordo com as necessidades de cada pessoa. Em resumo, pode-se dizer que o objetivo da TCC é tornar o cliente o seu próprio terapeuta, para que com o tempo ele seja capaz de lidar com as suas queixas sozinho. A Terapia cognitivo-comportamental ajuda o cliente a compreender o seu próprio funcionamento e a partir disso encontrar nas formas de lidar com seus problemas.